Publicado em

Testamos os melhores métodos para germinar semente de cannabis!

sementes de maconha germinando com as raizes aparecendo

O processo de germinação da semente de cannabis é a etapa inicial do crescimento da sua semente para que ela possa se tornar uma planta. Este processo ocorre também com plantas de outras espécies.

Este estágio é fundamental para garantir que sua seed desenvolva raízes fortes o suficiente para se fixarem em um solo.

Para isso, precisamos ficar atentos aos fatores determinantes do sucesso da sua germinação: umidade, temperatura, escuridão e oxigênio.

Com estas condições adequadas para o crescimento da sua seed, é hora de escolher o melhor método para germinar e aguardar ansioso por sua plantinha. Vamos conhecer alguns métodos?

Qual a melhor forma de germinar a semente de maconha em casa?

Existem diferentes formas de germinar sua semente de cannabis em casa e o método utilizado vai variar conforme as suas necessidades e os materiais que você tem à disposição.

Mas, no geral, o processo não muda muito, pois, consiste em colocar a semente em um ambiente úmido e aguardar o crescimento das raízes.

A verdade é que as condições de temperatura e umidade vão afetar muito mais o crescimento das raízes da sua marijuana do que o método escolhido.

Aqui na equipe Semente Fácil, acreditamos que o melhor método e mais rápido para germinar uma semente de maconha é colocando-a em um copo de água por 24gh e depois em um papel toalha macio ou disco de algodão.

Equipe Semente Fácil

Nós também sugerimos que, independentemente do método escolhido, você coloque sua seed em um copo de água por 24 horas.

E para quem está começando agora no cultivo, indicamos utilizar as sementes de cannabis automáticas, que são mais simples de cuidar durante o processo de floração.

Se você prefere ver outros métodos, confira nossas dicas abaixo. Separamos as formas mais fáceis e eficientes de germinar sua semente, confira!

Método mais rápido com um copo de água

Aqui no Semente Fácil, temos uma equipe de cultivadores com mais de 30 anos de experiência na área.

Por isso, vamos compartilhar com você o que consideramos ser o melhor método de germinação das sementes de maconha: em um copo de água!

Veja como germinamos a semente de maconha:

  1. Primeiro, colocamos a semente em um copo com água
  2. Deixe a semente lá por cerca de 24 horas para hidratá-la bem
  3. Depois, colocamos a semente em um papel toalha umedecido
  4. Em seguida, guardamos o papel toalha em uma vasilha com tampa
  5. Agora é só esperar cerca de 72 horas, mas pode ser que algumas sementes germinem antes desse período

Normalmente em 3 dias as sementes já vão ter germinado. Então, basta colocar sua seed em um copo com substrato, antes de transferi-la direto para um vaso.

discos de algodão para germinar semente de maconha

Método fácil de germinação com algodão

Você com certeza já fez algum trabalho de escola em que precisou colocar um feijão no algodão e ver suas raízes nascendo, não é?

Para germinar as sementes de maconha, podemos fazer o mesmo processo. Esse é um dos métodos mais fáceis e rápidos de germinar sua cannabis.

Por isso, para semear, você só precisa umedecer um pedaço de algodão, tomando cuidado para não encharcar.

Outra ótima opção é utilizar discos de algodão, que geralmente são usados para remoção de maquiagem. 

Depois, coloque sua sementinha no algodão e envolva ela com outro pedaço, também úmido. Deixe toda a semente coberta.

Agora é só colocar seu algodão em um prato ou vasilha e guardar as seeds em um local onde não haja exposição solar direta.

Entre 2 a 7 dias, as sementes vão começar a mostrar uma pequena raiz. Aí chegou a hora de transplantá-las para o solo definitivamente.

três sementes de maconha em cima de um papel toalha umedecido e dobrado

Germinação com papel toalha

A técnica de germinar o cânhamo com um papel toalha é uma das mais simples e rápidas de se fazer e não requer nenhum material a mais.

Veja como germinar sua cannabis com papel toalha abaixo:

  1. Molhe duas folhas de papel toalha até que fiquem úmidas, mas não encharcadas. Se for necessário, aperte um pouco para remover o excesso
  2. Depois, coloque suas sementes em cima de uma das folhas, mantendo uma distância de uns 2 centímetros de distância uma da outra, para dar espaço para o crescimento da raiz
  3. Em seguida, coloque o segundo papel toalha por cima das sementes, na ordem “sanduíche”: papel, semente, papel
  4. Agora, coloque os papéis com as sementes em algum prato para dar apoio ou em algum lugar onde ele possa permanecer úmido e quente. Nunca coloque diretamente exposto à luz solar intensa
  5. Todos os dias, verifique o papel e se estiver secando, borrife um pouco mais de água, sem deixar encharcar
  6. Aguarde germinar. Provavelmente entre 2 a 7 dias, você já vai ver uma mudança nas sementes
  7. Quando começar a perceber o crescimento de raízes, é hora de transferir para um vasinho

Nossa dica para esse método é utilizar um papel toalha mais macio, assim você evita dele despedaçar na hora da retirada.

A vantagem deste método é que é muito fácil de fazer e de baixo custo, já que o papel toalha é um item comum nas nossas casas e fácil de ser comprado em supermercados.

planta de maconha na terra com semente germinando

Germinando rápida direto na terra

A germinação diretamente na terra é um processo simples, mas exige um cuidado maior que outras técnicas.

Isso porque as raízes muito pequenas têm dificuldade em penetrar o solo sólido, então o crescimento da planta na terra é um pouco mais lento.

Por outro lado, a vantagem deste método é que você não precisa fazer o transplante, já que ela já vai estar em contato direto com a terra.

Ou seja, na prática você já vai estar indo direto ao processo de plantar a maconha.

Isso evita danificar as raízes da sua seed, que, neste primeiro momento, ainda são muito frágeis e podem acabar quebrando durante um transplante para o vaso.

Veja nosso tutorial para germinar sua cannabis direto na terra:

  1. Primeiramente, escolha um vaso menor e coloque uma terra úmida, mas não encharcada. Lembre-se de escolher uma terra de qualidade
  2. Nossa sugestão é aplicar algum enraizador, que vai estimular as raízes a crescerem. Para usar um enraizador, basta misturar o conteúdo com a água da rega e regar normalmente
  3. Em seguida, faça um pequeno buraco no solo, de aproximadamente 1 a 2 centímetros. Se tiver dificuldade em achar a profundidade certa, afunde seu dedo indicador no substrato até a metade, que já vai ser o suficiente
  4. Agora, coloque a semente no buraco e cubra-a com a terra, tomando o cuidado para não apertar muito o solo. A terra que vai por cima precisa ficar soltinha, por isso, não tente apertar ou comprimir. Se comprimir demais, a raiz vai ter dificuldade de penetrar a terra sólida 
  5. Umedeça o solo colocado por cima, garantindo que toda a terra do vaso esteja úmida, sempre tomando um cuidado para não encharcar
  6. Pronto! Agora é só colocar seu vaso em um ambiente que receba luz solar indireta e, de preferência, em uma temperatura entre 22°C a 25°C
  7. Vá umedecendo ao longo dos dias. Entre 4 a 10 dias você já pode ver sua cannabis brotando e aí já pode transferi-la para um vaso maior, de uns 3,5 litros

Como você pôde ver, este método é um pouco mais demorado, pois o crescimento da planta é um pouco mais lento.

Utilizando lã-de-rocha

Outra forma de germinar sua semente é utilizando cubos de lã-de-rocha, que são um material de cultivo feito de fibras de rocha derretida, ideais para o cultivo sem solo.

Este método de germinação requer alguns materiais a mais, por isso, é mais complexo e não tão indicado para iniciantes.

Você pode encontrar esses blocos em lojas de plantas, de cultivo e até em lojas de material de construção.

Com o material em mãos, é hora de criar as condições adequadas de temperatura e umidade para sua sementinha.

Veja como germinar com a lã-de-rocha no tutorial abaixo:

  1. Primeiro, coloque os blocos de lã-de-rocha submersos em água por uns 5 minutos, para que a lã retenha umidade. Isso vai evitar que você precise regar com tanta frequência sua semente nos primeiros dias
  2. Em seguida, coloque os blocos em alguma vasilha de plástico que tenha tampa. Essa vasilha irá simular uma cabine de germinação, criando uma temperatura ideal para o processo. O ideal é manter a temperatura entre 22ºC a 25ºC
  3. Se você mora em uma região muito seca, sugerimos também borrifar um pouco de água uma vez ao dia para garantir a umidade adequada para sua marijuana
  4. Guarde sua vasilha em um armário que não fique diretamente exposto à luz solar e nem em algum ambiente com ar condicionado
  5. Pronto, agora aguarde. Suas sementes devem germinar nos próximos dois dias. E duas ou três semanas depois, você já pode transplantar elas para vasos de terra

Quando perceber que as raízes da planta estão começando a sair por baixo da lã-de-rocha, é sinal de que chegou o momento de transferi-las para um vaso.

Só não espere demais para transplantar, pois há o risco das raízes se enroscarem. 

Dá para germinar na água oxigenada?

Na comunidade de growlers muito se fala sobre usar água oxigenada na germinação e ela pode, sim, ajudar no processo.

Pela nossa experiência como cultivadores há mais de 30 anos, percebemos que a água oxigenada é ideal para manter o ambiente de germinação limpo por mais tempo, servindo como antisséptico.

Ela pode ser adicionada no método do copo de água para reduzir a presença de germes e bactérias no ambiente.

Porém, de acordo com um artigo sobre Germinação de Sementes de Cannabis Sativa, é necessário ter uma proporção adequada para não arriscar danificar a seed.

Por isso, veja abaixo uma proporção ideal para germinar sua seed:

  • Utilize uma água oxigenada 3%, também conhecida como 10 volumes
  • Adicione 5ml de água oxigenada em um recipiente
  • Adicione 10ml de água pura

É possível utilizar outras proporções também a partir de uma fórmula indicada no artigo, mas já deixamos a receitinha pronta para facilitar.

Aplicando a água oxigenada dessa forma, você reduz as chances da semente ser comprometida, caso a germinação demore a acontecer.

Por isso, a comunidade de growlers também indica a água oxigenada para quando a semente é de um prensado, as famosas prenseeds.

Afinal, pelo prenseed não ser de tão boa qualidade, ele pode mofar. A água oxigenada ajuda a evitar isso, porque impede a proliferação de bactérias e fungos em torno da semente.

Escolhendo uma semente feminizada de alta qualidade aqui no Semente Fácil, por exemplo, essa preocupação não é tão relevante, já que selecionamos com cuidado as melhores seeds.

planta de maconha e semente germinando

Quais são as condições ideais para a semente de maconha germinar?

Para uma germinação bem sucedida das suas sementes, precisamos encontrar as condições ideais para o desenvolvimento da seed.

Por isso indicamos que, independentemente do método escolhido, você sempre busque as condições ideais para sua semente, como vamos listar abaixo.

Os principais fatores a serem considerados são:

  • Umidade: A semente de maconha precisa de uma umidade relativa do ar entre 70% a 90%, é por isso que, em regiões litorâneas, ela se desenvolve mais facilmente
  • Temperatura: Uma seed exposta ao extremo calor ou ao extremo frio dificilmente vai sobreviver. O ideal é que a temperatura do ambiente fique sempre entre 22ºC e 25ºC
  • Escuridão: Aí está a pegadinha de muitos growlers iniciantes. Ao contrário de muitas plantas, a marijuana não gosta de exposição solar direta e se desenvolve melhor em ambientes um pouco mais escuros
  • Oxigênio: Obviamente, sua semente precisa de oxigênio para se desenvolver, por isso, devemos ter o cuidado de colocá-la em um ambiente com boa circulação de ar
  • Higiene: Mantenha todos os materiais limpos para prevenir o crescimento de fungos e bactérias

Além das orientações acima, o ideal é que você também toque o mínimo possível nas seeds durante o processo de germinação.

E, não se esqueça que umidade é diferente de deixar o ambiente encharcado. Fazendo esse controle, há uma boa chance da sua plantinha surgir em breve de forma saudável.

como germinar semente de maconha rápido

Quanto tempo demora para as sementes germinarem?

Em boas condições, a semente de maconha não deve demorar mais do que 2 dias para germinar.

No máximo, se as condições não forem adequadas ou a seed não for de qualidade, as raízes  podem demorar entre 4 a 10 dias para aparecerem.

Se após esse período, sua semente não germinar, provavelmente ela não vai brotar. Nesse caso, precisamos descartá-la e recomeçar o processo com outra.

Por isso, é importante ficarmos atentos aos diferentes fatores que afetam a germinação.

Uma semente fresca e de boa qualidade vai germinar mais rápido do que seeds mais velhas ou danificadas.

A umidade do ar também favorece muito a ruptura da casca da semente, sendo necessário mantê-la sempre entre 70% a 90%.

Em alguns casos, precisamos recorrer a instrumentos como cabines de cultivo ou umidificadores para criar o ambiente ideal.

Dá para germinar semente de maconha prensada?

Sim, é possível germinar sementes de prensado, as famosas prenseeds. O método utilizado para germinar é o mesmo que utilizamos para sementes de melhor qualidade.

Porém, a desvantagem de usar as prenseeds é que não tem como você saber a origem da semente e quais serão suas características quando ela se desenvolver.

Ou seja, você não vai saber imediatamente fatores como: a quantidade de canabinoides na planta, os terpenos, e o mais importante, se é macho ou fêmea.

Se a semente do seu prensado for de um macho, quando ela crescer, vai apenas polinizar as fêmeas e não vai produzir flores. Ou seja, tempo desperdiçado, né? :/ 

Por isso, se você quer fazer um cultivo de qualidade e ter certeza da cannabis que está plantando, sugerimos que confira nosso catálogo de sementes de maconha das mais diversas variações.

⚠️ Atenção: Infelizmente, a legislação de diversos países ainda não permite a germinação de sementes de   maconha. Por isso, o Semente Fácil oferece conteúdos de caráter informativo, mas pedimos que você se informe sobre a legislação do seu país antes de germinar suas seeds.